As melhores dicas para desentupir vaso sanitário

Então seu sufoco é vaso entupido?

Vamos te ensinar os jeitos mais fáceis de desentupir vaso sanitário

Você já teve o inconveniente de um vaso entupido, esperamos que não pois pode acreditar é muito constrangedor, ainda mais quando estamos prestes a receber visita em casa.

Neste artigo irei dividir com você que está com este problema ou conhece alguém que está, alguns métodos simples de desentupimentos de vasos sanitários.

As dicas de desentupimento de vasos aqui apresentados por são testados e que realmente funciona.

Pois acredite atender chamados para desentupir vasos é uma das atividades que mais realizamos. Incrivelmente a maioria das vezes são coisas simples e não demandam equipamentos avançados e nem alta qualificação profissional.

Entupimento de vaso sanitário é umas das coisas mais fáceis de acontecer dentro de casa, ainda mais quando na casa tem crianças.

Crianças nunca devem ficar sozinhas e muito menos devem entrar no banheiro sozinhas. Vejam este excelente artigo de como proteger o pequeninos  veja estas dicas de como protege-las.

Crianças muito pequenas geralmente jogam objetos dentro dos vasos sanitários. Lembrando que os procedimentos aqui descritos são apenas para o vaso, porém pode ser que o entupimento seja também no encanamento de esgoto e estas dicas não resolvam.

 

É melhor prevenir que desentupir

Como evitar entupimentos?

Segue uma lista dos vilões do entupimento e de procedimentos simples, mas eficazes na prevenção:

Não jogue e não permita jogar restos de sabonete, papel higiênico, absorvente, lenços, fraldas descartáveis e preservativos no vaso sanitário, procure ter um local adequado para o descarte destes materiais, preferencialmente perto do vaso.

Aqui vamos descrever técnicas caseiras, mas eficazes de desentupimento, porém com os cuidados acima mencionados este inconveniente pode ser evitado.

1- Desentupir o vaso sanitário com água quente e detergente

O detergente é um produto químico extraído de compostos orgânicos, dão homogeneidade aos óleos e mantém sujeiras em suspensão. Muito usado em limpezas pela sua eficiência limpadora sem danificar as superfícies.

Os tensoativos presentes fazem a interação entre o detergente, água e gordura. Devido a estas qualidades dos detergentes é que podemos usa-los para desentupir vasos sanitários.

Bastando jogar cerca de 2 copos de detergente no vaso, aguardar até decantar, então jogar uns 2 litros de agua em ponto de fervura.

Se sua válvula ou caixa acoplada estiver ok de descarga. Com este procedimento simples o desentupimento já pode ser conseguido, mas se não foi possível vamos a segunda dica.

2- Desentupir o vaso sanitário com bicarbonato de sódio e vinagre

O bicarbonato de sódio é uma substancia com pH alcalino. Substancias alcalinas são usadas na neutralização ou regulação de pH de substancias acidas.

Um bom exemplo de substancias que se neutralizam é a soda caustica e ácido clorídrico. O vinagre é o tem pH fortemente ácido é oposto ao bicarbonato de sódio.

Misturando estas duas substancias temos uma reação bastante expansiva e espumante o que força a sujeira quando orgânica a sair.

Para tanto jogue dentro do vaso sanitário 500 gramas de bicarbonato de sódio e depois 1 litro de vinagre comum, se for sujidades orgânicas sairá.

3- Desentupir o vaso sanitário por pressão

Para isso pegue um filme destes usado na cozinha para proteger alimentos e isole toda a parte de cima do vaso, certifique que o filme esta bem preso, de forma a não ter por onde vazar ar.

Em seguida de descarga, notará que o ar dentro do vaso na tentativa de escapar para a atmosfera ira forçar o filme para cima criando um paraboloide.

Então quando terminou a descarga pressione com a palma das duas mãos encima do filme e assim o vaso desentupira.

4- Desentupir o vaso sanitário com desentupidor manual

Este é um método simples pois consiste em colocar de forma ajustada o desentupidor manual no vaso sanitário.

Preferencialmente com um pouco de água dentro da bacia. Faça movimentos condenados e constates o desentupidor que assim irá gerar uma pressão negativa na saída do vaso. Bom para sujeiras não orgânicas.

5- Não tenho desentupidor como improvisar?

Mesmo que você não possua um desentupidor é possível fazer o desentupimento, para isso basta improvisar um desentupidor.

Corte uma garrafa Pet de 2 litro mais ou menos 3 centímetros do fundo, introduza um cabo de vassoura destes de madeira no bocal desta garrafa cortada.

Faça uma vedação bem firme, que pode ser com o plástico filme, igual ao ja mencionado acima. Pronto! Seu desentupidor está pronto para uso, o modo de usar é o mesmo descrito no item 4.

6- Desentupir o vaso sanitário usando vibração.

Para entupimentos de pouca severidade pode ser resolvido apenas gerando alguma vibração no local certo do vaso. Pegue um pequeno pedaço de madeira sugerimos um caibro 2×2 de 40 cm então bata com ele na parte de trás do vaso onde fica a curva do sifão e isso possivelmente irá desobstruir.

7- Desentupir o vaso sanitário usando soda cáustica

Não é o melhor método a ser usado, aliás sugerimos não o usar devido aos riscos de queimadura que a soda cáustica pode provocar na pele ou até cegueira.

Por erros em sua manipulação ou por falta de equipamentos de proteção individual adequados.

Porém se este é sua ultima cartada use óculos e luvas no manuseio da soda. Outro inconveniente desta técnica  é  a agressão que a soda causa onde pode cair e aos componentes do conjunto vaso sanitário.

Então o procedimento seria em 5 litros de água coloque uma xícara de soda cáustica e um pouco de sal de cozinha, mais ou menos duas colheres de sopa.

Despeje esta solução no vaso e espere agir por uns 15 minutos, assim basta dar descarga.

8- Não conseguiu chame um profissional

 Depois destas técnicas caseiras é bem possível que você tenha tido sucesso, porém se ainda não conseguiu desentupir seu vaso sanitário, nosso conselho é não insista, pois isso pode piorar a situação. Então chame um profissional, porque provavelmente o entupimento não seja apenas no vaso, mas sim na tubulação de esgoto principal.

Deixe uma resposta