Como escolher as cores para a casa

A influência das cores nos ambientes e na vida das pessoas.

Sabemos que as cores nas civilizações antigas representavam classe e a denominação de um povo, e de lá para cá ocorreram diversas mudanças e até mesmo o conhecimento de novas cores. Compreendendo isso, podemos observar a influência das cores em nossas vidas, e como podemos as utilizar ao nosso favor.

Como escolher as cores para cada ambiente de sua casa?

A escolha da cor para os ambientes é algo muito importante, dependo do tom ou cor o ambiente pode parecer menor, quente e até mesmo causar cansaço. Para isso, montamos esse post para explicar o que cada cor simboliza, o que ela nos transmite e como podemos harmonizar as cores entre si. Você também pode utilizar alguma ferramenta que revela as melhores combinações das cores como por exemplo o link AdobeColor, em outros posts estaremos falando sobre esta ferramenta.

Amarelo, alegria, ouro:

A cor que representa riqueza, alegria e inunda o ambiente de luz. Muito utilizado em locais escuros, mas também em cozinhas e banheiros. Se utilizado de forma correta, o amarelo se torna ótimo para criatividade e o ânimo, sendo assim perfeito para salas de estar. 

Mas o bom senso também deve atuar, por ser uma cor vibrante, se utilizada em excesso e em locais que pedem descanso, (dormitórios), o amarelo pode se tornar um inimigo. 

A nossa dica de combinação é para tons terrosos como: ocre, marrom, café e bege.

Laranja, energia, vitalidade:

A combinação entre a luminosidade do amarelo e a força do vermelho, o laranja se torna ótimo para personalizar ambientes, desperta o apetite e diminui a fadiga. 

Seus tons vibrantes contagiam o ambiente, os suaves potencializam o ambiente de luz, trazendo ar de aconchego, sendo muito utilizado para a decoração rústica. Realça a beleza das madeiras, tornando-se uma boa opção para qualquer cômodo. 

Para o laranja, a nossa dica é para tons pasteis: azul claro, lilás, branco e creme.

Vermelho, envolvente, forte:

A cor do fogo representa força e desejo de ação. Os tons mais abertos como: vermelho pimenta e cereja, dependem de ambientes amplos e iluminados, para formarem um local atraente.

Já os tons apagados: vinho e bordô, despertam um ambiente acolhedor, conhecidos como cores de inverno, nos propiciam um ambiente quente.

É nítido que o vermelho possui uma grande cartela de tons, e suas combinações são flexíveis, mas a nossa dica de combinação é: azul escuro, amarelo, branco e preto.

Verde, luz, frescor:

A cor da esperança e da segurança, muito associada à natureza cai bem em qualquer ambiente, sobretudo em dormitórios e locais de estudo, pois transmite calma e tranquilidade. 

Sua tonalidade escura é capaz de tornar ambientes acolhedores e elegantes, já os tons mais claros, limpeza e também um ar atrevido. Muito utilizado em cozinhas e banheiros, principalmente em artigos de decoração. 

Nossa sugestão para essa cor tão versátil é: roxo, rosa, gelo e azul.

Azul, relaxante, tranquilo:

A cor do céu e do mar, ajuda a conciliar o sono. Seu efeito tranquilizador é ideal para dormitórios, escritórios e salas de jantar. O azul claro é um clássico para quartos de menino, por ser uma cor calmante.

Já o azul Anil e Royal alegra ambientes escuros. Enquanto lavanda aumenta visivelmente o ambiente. Cai muito bem em cozinhas e banheiros.

Todos os tons de azul se harmonizam muito bem com o branco, mas a nossa dica vai para os mais atrevidos, tons de: laranja, amarelo e marrom são uma ótima pedida.

Lilás, rosa, delicadeza:

A cor rosa e lilás representa a beleza e a ingenuidade, em suas tonalidades escuras esses tons se tornam mais sofisticado. Tons mais claros representam a cordialidade e a delicadeza.

Muito utilizado em dormitórios, em tons pálidos para aumentar visivelmente o ambiente. Uma cor que combina brilhantemente bem com o branco, deixando o ambiente delicado e harmonioso.

Os tons de violeta estão ligados a liberdade e espiritualidade, ideal para local de meditação. Nossa sugestão para essa cor é: branco, verde, marrom e cinza.

Branco, paz:

A cor da paz é muito utilizada para ampliar o ambiente, utilizado também para trazer luz a locais escuros, corredores e halls de entrada. O sentimento infinito estimula a imaginação.

Os moveis e a decoração escura destaca a cor. Para os monocromáticos, o branco estabelece um ambiente clean.

A cor que sucede todas as outras, se encaixa com tons frios, quentes, claros e escuros. Nossa sugestão é: preto, cinza, verde e azul.

Esse post é produto de uma pesquisa e tem a intensão de explicar um pouco de cada cor, trazendo conhecimento sobre o que cada uma nos transmite. 

Para um ambiente ser aconchegante é necessário além da escolha da cor certa, a escolha do tipo de pintura a ser utilizada como Textura, Grafiato, pintura lisa e etc. Fizemos um post explicando sobre o Grafiato, click aqui e saiba mais. 

Serviços e Posts que podem te ajudar:

Antes de fazer a pintura é importante revisar as instalações elétricas!

Caso tenha pontos hidráulicos no local d pintura é importante verificar!

A maioria das cores para ter um melhor aproveitamento é preciso uma boa iluminação, saiba tudo sobre luminárias!

A Better Home Construtora em Curitiba possui know-how pra atuar nas mais diversas necessidades quando o assunto é alvenaria, pedreiro entre outros. Temos foco na segurança, praticidade, limpeza e qualidade, os profissionais  estão aptos a executar serviços de reformas em geral. Incluindo demolição, instalação de portas e janelas, acabamento, construção de muros e paredes, vs de iniciar a obra. 

Visite nossa Página

Fique por dentro de nossas novidades: