Grafiato: saiba tudo sobre o produto e suas aplicações

O que é Grafiato?

Conhecido por transformar ambientes muitas vezes sem graça em locais diferente e com ótimo visual estamos claro falando da textura de pintura Grafiato. Nos últimos anos este tipo de acabamento em pintura tem tido grande aceitação na construção civil como meio decorativo em casas, apartamentos e ambientes comerciais.

Os aspectos visuais obtidos podem ser vários, no entanto o tipo riscado, ranhura como se tivéssemos passado uma vassoura quebrada é o mais comum de se encontrar e a variedade de cores corroboram com a grande aceitação. Geralmente são usados em paredes de destaque em salas e quartos, mas pode também ser aplicados na área externa dos imóveis.

Como características principais destacam a capacidade de impermeabilização, a equalização térmica do ambiente, sua resistência ao mofo e a refração da luz solar como meio térmico, além é claro de sua durabilidade que favorece a relação custo benefício.

Então não hesite se busca um acabamento diferenciado, bonito e com personalidade para seu imóvel, escolha sem sombras de dúvida a técnica do Grafiato, observando sempre os cuidados que devem ser tomados ao aplicar este produto.

Que vantagem e desvantagem eu tenho em usar o grafiato?

Como já dissemos este tipo de acabamento está sendo largamente usado na construção civil, sobre tudo como efeitos decorativos e até pinturas de fachadas inteiras, no entanto vamos lhe mostrar as vantagens que são muitas, mas também as desvantagens para lhe ajudar a fazer a melhor escolha. Bora lá…

 

 

Vantagens da aplicação do Grafiato:

  • Baixo custo de aplicação da técnica;
  • Confere requinte e elegância ao ambiente;
  • A uma variedade de cor, no entanto pode ser aplicado qualquer outra;
  • Pode ser usado interno e externamente;
  • Excelente poder de cobertura e durabilidade as intempéries;
  • Produto de fácil aplicação, dizemos que é mais trabalhoso que difícil;
  • Sua ótima durabilidade dispensa retoques constante;
  • Possui alto grau de impermeabilização evitando infiltrações.

Desvantagens da aplicação de Grafiato:

  • Sua forte aderência dificulta sua remoção da parede;
  • Só pode ser aplicado com fundo primeiro;
  • Trabalhoso mudar a cor principalmente de cores mais claras em mais escuro;

Textura e Grafiato são as mesmas coisas?

Muitas pessoas nos perguntam isso constantemente, pois é comum esta confusão entre textura e Grafiato. A resposta a esta questão é muito simples pois todo Grafiato é uma textura, no entanto nem toda textura será um Grafiato, isso se deve as técnicas de aplicação de cada uma.

Em linhas gerais dizemos que Grafiato é uma textura com aspecto arranhado, com riscos na horizontal, vertical ou mesmo indecisos, já a textura pode apresentar incontáveis aspectos.

Devido as características dos materiais e também das técnicas de aplicação tanto a textura quanto o Grafiato podem ser usados afim de inibir as infiltrações. Portanto este por si só já seria um bom motivo para suas escolhas de pintura.

Qual tipo de Grafiato é ideal para mim?

A composição básica do Grafiato é mesma, o que faz diferença entre uma e a outra é sua granulometria, ou seja, o tamanho dos grãos que a compõem e que fazem o efeito riscado, que disso podemos escolher a que dará melhor acabamento de acordo com o ambiente, tamanho da parede, a cor escolhida em ter outras. 

Se você tem dúvida sobre que cor escolher de uma olhada neste post Como escolher a cor ideal. Essa granulometria também é chamada de malha, mas a técnica de aplicação é a mesma.

Bastante usado na pintura de muros e fachadas este tipo de grafiato possui um acabamento mais rustico, porém não é o mais usado no mercado.

Grafiato de Malha 8

Este Grafiato é intermediário em termos de sua granulometria consequentemente suas riscas, é também o de maior comercialização podendo atender com segurança as maiores demandas.

Grafiato Malha 10

Bastante usado na pintura interna este tipo de Grafiato é o que possui um acabamento mais fino e delicado ideal para quartos e salas.

Grafiato Malha 12

A pintura com Grafiato fica muito bonita em diferentes paredes de cada cômodo da casa, lembrando que é você quem decide onde aplicar, pois só você sabe seu gosto e o que mais atende sua personalidade; aqui iremos apenas sugerir ideias de como pintar sua casa.

Aplicando Grafiato na sala

O grafiato na parede que se coloca a televisão é o mais comum de se encontrar na pintura decorativa, pois você terá o visual constante, porém muitos preferem a parede oposta na qual se encontra geralmente o sofá. Tanto uma como a outra dão um toque especial em sua sala, todavia a da parede do sofá você estará sempre de costas para ela.

Aplicando Grafiato no quarto

Para este ambiente sugerimos o Grafiato malha 12 devido a ter o acabamento mais fino e delicado, dando um ar de mais conforto a esta peça da casa. A parede da cabeceira da cama é a que mais traz destaque ao ambiente.

Aplicando Grafiato nas áreas externas

Geralmente o custo de aplicação de Grafiato em áreas externas tem um custo relativamente maior ao aplicado nas dependências internas, mas se você opta por uma casa com visual moderno então não tenha medo e aplique na fachada monocromática ou com variações de cores.

Serviços e Posts que podem te ajudar:

A Better Home Construtora em Curitiba possui know-how pra atuar nas mais diversas necessidades quando o assunto é alvenaria, pedreiro entre outros. Temos foco na segurança, praticidade, limpeza e qualidade, os profissionais  estão aptos a executar serviços de reformas em geral. Incluindo demolição, instalação de portas e janelas, acabamento, construção de muros e paredes, vs de iniciar a obra. 

Visite nossa Página

Fique por dentro de nossas novidades: