Como decorar um Quarto. Passo a Passo?

O alto custo da construção entre outros fatores tem produzido imóveis modernos, mas,  cada vez menores, levando muitas pessoas a desistirem de decorar “seu cantinho” por acharem que não seja possível decorar quarto pequeno.

Outros que não tem este problema relacionado ao tamanho do imóvel, também desistem da decoração por imaginarem o alto custo que seria.

Mas nós sabemos como é bom ter um espaço personalizado e o quanto é ruim ficar em uma lugar que não tem graça alguma. Por isso neste post queremos lhe ajudar a resolver esse dilema, com dicas valiosas de decoração, seu quarto ficara com estilo profissional.

VAMOS PLANEJAR A DECORAÇÃO

Você  precisa, quer e esta ansiosa (o) para fazer aquela decoração de seu quarto, mas não tem a minima ideia de por onde começar e pior ainda você não acha, tem certeza que seu quarto é muito pequeno, muito difícil de decorar e ficar bonito? Calma!

Como dissemos iremos te ajudar este material aborda esta questão. Antes de mais nada vamos “por tudo no papel” começando por saber qual quarto, se casal, ou de solteiro.

Podemos ainda saber se de menino, ou menina, a idade de quem vai dormir no quarto, personalidade desta pessoa e pelo menos uma coisa positiva que mexa com a emoção desta pessoa, claro quando isso for possível. 

Ter estas informações nos livrará de compras sem nexo, que não enriquecem o projeto ou desmedidas que comprometam nossos orçamentos.

Falando em orçamento de projeto de decoração temos que ter em mente deve muito bem definido, pois assim sabendo o quanto podemos gastar partiremos para a próxima etapa, ou seja a lista do que queremos comprar.

Feito isso que tal uma busca na internet para ter idéias do que realmente comprar, nesta questão o Pinterest é uma ótima opção. Faça uma lista de cores de sua preferencia, ou mesmo tipos de textura para ambientes internos e/ou as cores melhores a cada peça e que mais se encaixam ao seu perfil e faça uma composição de cores.

Anote todas as medidas das paredes, localização de portas, janelas, interruptores entre outros, para isso pode se valer de um pequeno esboço da planta baixa como na figura logo abaixo.

Liste o que comprar baseado nas características da pessoas usuária e descida se terá ou não ajuda profissional já nesta primeira fase, pois o trabalho dele(a) também precisa caber no orçamento.

Posto isto, será possível optar e escolher os móveis mais adequados, desde a decoração com móveis mais antigos que darão um toque especial de beleza, portanto uma ótima opção, aos modernos e mais funcionais. Selecionamos algumas dicas que vão ajudar seu quarto ficar com a sua cara e superconfortável.

APROVEITE OS ESPAÇOS AO REDOR DA SUA CAMA, ISSO MELHORA A DECORAÇÃO!

Claro que é um grande desafio dos quartos, principalmente os  pequenos é como ter onde guardar as coisas e expor objetos decorativos ao mesmo tempo. Por tanto ter um esboço de planta baixa de onde cada coisa fica pode em muito ajudar para compor outros detalhes, uma dica  nesse ponto que as prateleiras, armários embutidos e closets e mesinhas de cabeceira salvam o espaço e ajudam a decoração.

Sim!! As cores influenciam na decoração e no humor das pessoas. Use ao seu favor!

As pinturas com cores claras  (BRANCO) fazem o espaço parecer maior, aposte nelas para que seu quarto ganhe alguns centímetros, isso também se consegue com espelhos, mesmo que apenas visualmente.

Em quarto de solteiro geralmente ainda mais  pequeno, o branco é a cor mais fácil e óbvia de aplicar, mas você também pode apostar em uma paleta de cores claras nas paredes e na roupa de cama, além de acessórios grandes como tapetes e cortinas para quarto, a sensação de amplitude, ou seja, dão a ideia que o espaço é maior.

Já as cores escuras na decoração dão a sensação que o quarto é ainda menor, porém dão também um aconchego maior.

Existem uma infinidades de tintas no mercado a Suvinil dispõe de uma gama de cores muito grande e para varias superfícies, valorizando a limpeza ou praticidade de se manter limpas, igualmente a Coral esta com a vantagem de ter uma linha voltada para a decoração.

O melhor lugar para colocar quadro ou pôster é na cabeceira da cama como mostra a imagem abaixo, embora seja uma quarto grande, veja como a cor amarelo com quadros brancos deu um charme ao espaço. Isso traz o olhar para esse ponto, tirando a atenção do resto do quarto. Se você gosta de porta-retratos invista em molduras e tamanhos diferentes.

Enriqueça o espaço com a cama e deixe com muito estilo

Gavetas na cama são uma boa opção para aproveitar os espaços dos ambientes. Alguns modelos box já vêm com elas. Se não os encontrar, vale até apostar em um colchão box em 

uma cama convencional. As paredes de quartos pequenos são grandes aliadas. Abuse delas com detalhes suspensos. Damos atenção aqui como de fundamental importância na decoração de quarto, seja ele de casal, quarto de solteiro, quarto infantil ou de bebe a cama.

Uma boa cama precisa  de um bom colchão com a devida densidade para cada peso corpóreo.  Veja como escolher o colchão adequado para você logo abaixo: 

Altura m
Peso kg
até 1,50m1,51m a 1,60m1,61m a 1,70m1,71m a 1,80m1,81m a 1,90macima de 1,90m
até 50kgD23D23D23D23 
51kg a 60kgD26D26D26D26 
61kg a 70kgD28D28D28D28D28 
71kg a 80kg D33D28*/33D28*/33D28*/33 
81kg a 90kg D33D33*/28D33*/28D28
91kg a 100kg D45D45*/33D45*/33D33
101kg a 120kg D45D45D45D45/33*
121kg a 150kg D45D45D45

As densidades marcadas com asterisco (*) significam que você poderá optar por uma ou por outra, de acordo com sua preferência por um colchão mais firme ou mais macio.

No planejamento de espaço para a cama considere deixar espaço de saída em ambos os lados de no minimo 65 cm. Uma boa dica dica na decoração na cabeceira é o gesso 3d, papel de parede ou mesmo grafiato, ou uso de madeira.

Instalação de abajur

Crie um projeto Luminotécnico - Iluminação é tudo!

Veja  imagem acima como a parede de cor branco, alem da cortina também branco favoreceu o tamanho do quarto, mas o mais importante é como deu uma luz maior.

 A luz natural faz com que um ambiente pareça muito maior. Ela adiciona instantaneamente espaço visual. Então, evite janela fechada, cortinas muito pesadas e nada de escuridão. A decoração de quarto com espelhos é um grande truque para dar mais leveza, suavidade em um ambiente pequeno e transitem espaço. 

Você pode utilizá-los na porta dos armários ou colocá-los em uma parede inteira. No entanto um projeto de iluminação adequado pode e muito contribuir com a beleza do ambiente, como por exemplo na imagem acima foi usado dois pendentes abajur, que é muito funcional e 

chama a atenção de quem entra no quarto enchendo assim seu dono de orgulho. O objetivo da  iluminação arquitetônica a visualização adequada do espaço arquitetônico, levando em consideração, as funções para que foram destinadas no caso aqui repousar.

Existem diversas tecnologias que permitem a correta iluminação do ambiente interno, neste caso o quarto seja grande ou pequeno. Existem vários tipos de lâmpadas e luminárias que produzem resultados distintos. Para um correto projeto de iluminação é necessário ter noções de luz e cor que estas lâmpadas produzem. Chama-se luminotécnica a parte que trata do estudo da iluminação.

Reveja a textura e tipo de forro

blank

Já dissemos da importância das cores, da iluminação, da distribuição de espaços, de quadros nas paredes e até de qual colchão escolher para a decoração do quarto para que  ampliar o ambiente.

Agora vejamos que isso serve para mudar o humor das pessoas, ou outras coisas que é muito importante  é o tipo de parede e teto que estamos trabalhando. Um bom exemplo de tipo de parede e teto é o gesso 3D como ja mencionamos acima, tetos retos com tabicas dão a sensação  de espaços maiores e suspensos.

 O detalhe que podemos fazer de gesso 3D na cabeceira da cama são um luxo a parte e orienta os olhares para estes elementos…

Sobre Nós

Nossa missão é contribuir com a construção e manutenção dos empreendimentos, para que tenham uma maior longevidade. Desenvolvidos com consciência sustentável proporcionando a melhoria da qualidade de vida dos usuários.

Fale conosco

blank (41) 99888-8885

comercial@betterhome.com.br

Copyright © Better Home 2021. Todos os direitos reservados